Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Reflexão sobre as produções midiáticas, entendidas como espaços de aprendizagem ou pedagogias culturais

 A mídia participa da constituição dos sujeitos, da formação das pessoas uma vez que, os meios de comunicação mais diversos, nunca servem apenas para entretenimentos, mas também são fortemente "carregados" de crenças, culturas, valores destinados instigar interesses econômicos e políticos que representam, as produções da mídia são diretamente para atrair o público, uma vez em que as propagandas são expostas em um horário ou em um intervalo de um determinado programa propositalmente para atrair determinado público, e as novelas sempre são compostas por vários núcleos, para que todos os tipos de públicos se identifiquem. Tendo como um de seus objetivos atrair à todos os públicos de variadas classes sociais o consumo influenciado pela mídia aumenta cada vez mais, uma vez que os meios de comunicação lançam tendências de moda, de medicamentos, cremes, etc.
Nós pensamos que como trabalho pedagógico, podemos levar para as crianças assistirem um filme infantil, logo após as crianças devem escrever uma história baseada no filme mas "fora dos padrões", onde a princesa não será linda, a vilã não será gorda, o príncipe não precisará ser aquela figura heróica em um cavalo branco ... e em seguida fazer um desenho da história, depois discutiríamos com a turma sobre as questões abordadas e o modo como são abordadas no filme (família, gêreno, raça ...)

Abaixo a imagem de princesas da Disney mas não de uma forma comportada, mostrando um comportamento exemplar, e sim descontraídas como meninas reais.

Esta imagem que será exibida agora particularmente nos agradou mais, uma vez em que mobiliza-nos a pensar sobre a questão da saúde e que toda menina pode se sentir princesa, e que não precisamos priorizar modelos tradicionais de beleza:
Estas são apenas duas ideias dos desenhos que podem ser desenvolvidos no trabalho proposto, e duas imagens para nos fazer refletir que nem sempre o que a mídia mostra como padrão de beleza é o correto, e não significa que nós não podemos ter outros padrões de beleza.

A seguir um site para sua maior compreensão sobre o que escrevemos nesta postagem.
 
MÍDIA E EDUCAÇÃO: A REVISTA NOVA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA SEÇÃO ? RETRATO :
http://www.webartigos.com/artigos/midia-e-educacao-a-revista-nova-escola-e-sua-contribuicao-para-divulgacao-de-acoes-educativas-analise-de-conteudo-da-secao-retrato/47830/

Nenhum comentário:

Postar um comentário