Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mídias e educação.


                                            MÍDIAS E EDUCAÇÃO:

Durante os encontros da disciplina de Mídias e Educação, realizamos inúmeras leituras, debates, apresentações de trabalhos entre outros. Partindo disto, observamos as vantangens e desvantagens da mídia na educação. Entedendemos que as tecnologias, servem como diferentes formas de representação da realidade, possibilitando o desenvolvimento de inúmeras potencilidades do educando, no que diz respeito aos diferentes tipos de atitudes habilidades e inteligências. Porém é importante lembrar, que para que o aluno faça a interpretação e a relação dessas representações se torna necessário que o professor esteja disposto a ajudar nos questionamentos e aprendizagens dessa criança, para que esses conhecimentos não se tornem falhos e vagos.
Com relação a constituição das infâncias e adolescências, destacamos a televisão como algo fundamental para exercer impactos na vida das crianças e dos adolescentes, pois tem o um grande papel na socialização dos sujeitos, de forma que acaba se tornando reprodutora social e também reprodutora dos mecanismos de controle. Cabe destacar que a escola é um espaço de socialização, porém ainda não se adaptou as mudanças tecnológicas como a televisão. Com a mídia, houveram algumas perdas de importância e significado de instituições como família, religião e escola. Desta forma, acreditamos que esta questão deva ser trabalhada, neste âmbito escolar, onde a ideia não seja excluir a programação televisiva, mas sim traze-lá para dentro da sala de aula, destacando e dando grande ênfase em debates sobre notícias importantes de tele-jornais, assuntos polêmicos de novela, propagandas, entre tantos outros assuntos apresentados pela mídia televisiva.
O consumo foi uma das grandes temáticas que nos chamou muita atenção, pois muitas pessoas influênciadas por grandes meios de comunicação, consomem cada vez mais, gerando gastos extremamentes desnecessários e aumentando o seu acumulo de dívidas. Desta forma as pessoas acabam se "alienando" e se iludindo, fazendo com que o consumismo se torne um padrão vida necessário e ideal.

Como já mencionamos aqui no blog “Midas em foco” ,somos acadêmicas do curso de Pedagogia, e acreditamos que a disciplina Mídias e Educação irá contribuir muito em nossa formação profissional, no sentido de que esta disciplina nos permite enxergar a mídia com um olhar muito mais atento e crítico, o que nos ajudará a trabalhar estes assuntos com as crianças. Ao analisar um filme com a turma, por exemplo, estaremos bem mais atentas aos pequenos detalhes e intenções do filme, o que provavelmente não aconteceria se não estivéssemos cursado a disciplina.
Em fim hoje nos sentimos bem mais preparadas para debater os assuntos que a mídia trata e que estarão cada vez mais presentes nas nossas realidades e dos nossos alunos.





2 comentários:

  1. Queridas Paula e Jucieli,
    Na última postagem realizada no blog sobre as aprendizagens construídas ao longo da disciplina posso perceber os efeitos do trabalho desenvolvido através das múltiplas estratégias metodológicas, como a audiência aos vídeos, documentários e propagandas, estudo de artigos acadêmicos, debates, seminários, construção de blog, etc. Nesta postagem vocês destacam as contribuições da disciplina para a formação de vocês enquanto licenciandas e o fato de terem desenvolvido um olhar mais atento e crítico às produções midiáticas, embora as escolas, em grande medida, ainda continuem reticentes às inovações tecnológicas e às mudanças operadas nos processos de ensinar e aprender experienciados por crianças e jovens na contemporaneidade. Aproveito este espaço para destacar a excelente apresentação do blog realizada oralmente por vocês no penúltimo encontro da disciplina, em que apresentaram, em retrospecto, cada uma das postagens, contextualizando as propostas avaliativas, as leituras e os diálogos compartilhados com a turma, com @s monitoras e professor@s. Além disso, na apresentação da contrapropaganda através de uma encenação criativa e crítica, vocês demonstraram apropriação teórica e conceitual, problematizando a publicidade como uma forma de pedagogia cultural e os padrões estéticos construídos no contexto da sociedade de consumo. Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender com vocês ao longo deste semestre! Um grande abraço. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá guri@s! Que bom ver que se apropriaram do blog! Gostamos muito de ver as reflexões aqui expostas por vocês e as contribuições que trouxeram no decorrer da disciplina! Adoramos conhecê-las! Um Beijo enorme das monitor@s Ju e Aline!

    ResponderExcluir